Oficina de educação científica. Transfronteiriça. Al Andaluz (Sevilha-Carmona)_2018

Entidade formadora acreditada pelo CCPFC do Ministério da Educação, Registo de Acreditação CCPFC/ENT-AP-0470/20

Apoio: FNAMUS. mc2p

Oficina de educação científica. Transfronteiriça. Al Andaluz (Sevilha-Carmona). 30 horas presenciais. 2,4 créditos

Memória descritiva da ação

Programa

_ 5 de maio. Partida para Badajoz, com paragem no conjunto histórico monumental e almoço volante no parque onde se situa o Alcazar e o Museu Arqueológico (possível visita muito curta e dirigida apenas a 3 salas, em dois grupos).Chegada a Sevilha no fim da tarde para visitar o Museu de Belas Artes (18h e 30m/19h e 30), deslocação para Carmona para alojamento e jantar (21h, com a presença dos convidados e parceiros espanhóis, câmara e universidade), seguidos de passeio noturno pelo seu conjunto histórico monumental.

 

_ 6 de maio. Continuação da visita em Carmona na manhã seguinte e partida para Sevilha para um percurso que vai do Real Alcazar, incluindo os jardins e a sua envolvência monumental, particularmente o bairro judeu. Seguido de almoço livre com tempo para compras e passeio informal na zona histórica. Visita à catedral com subida à Giralda (antigo minarete da Mesquita, entrada às 15h e 45m/16h e 45m), e regresso, por Mérida ou Elvas, com refeição volante …a Portugal.

_ 12 de maio. Sessão em Conimbriga, que, além dos temas da comunicação educacional e científica, inclui visita aos laboratórios, integrando uma sessão teórico-prática sobre conservação preventiva, em dois grupos, que irão também conhecer o novo centro de interpretação denominado PO.RO.S. Almoço livre.

N.B.:As visitas marcadas com horas certas são imperativas, isto é, qualquer atraso pode implicar a perda do direito de entrada (Regulamento das reservas), já que existem filas de milhares de visitantes com horas reservadas para o acesso.

Objetivos:

Descobrir as áreas e conteúdos científicas comuns às diversas disciplinas, enquanto fundamento da interdisciplinaridade.

Detetar os fatores históricos determinantes do multiculturalismo no Al Andaluz e da constituição das identidades nacionais na `Península Ibérica

Capacitar os docentes para a Educação Ambiental, a Educação pelo Património e a Educação pela Arte, no contexto da promoção da literacia científica e do desenvolvimento de competências em comunicação educacional.

Integrar o ensino formal, não formal e informal. Problematizar o currículo oculto.

Estimular o desenvolvimento das relações interpessoais entre os professores, no contexto da partilha dos saberes científicos e pedagógicos.

Conteúdos:

A influência artística do Oriente e do Ocidente na Península Ibérica.

O multiculturalismo no Al Andaluz.

A Catedral, La Giralda e o Real Alcazar, lugar de encontro de todas as culturas, do Oriente e do Ocidente, da Europa e das Índias. Al Mu’tamid, poeta do destino.

Sevilha, cabeça da Ruta de la Plata_ da romanização à conquista das Américas. O Arquivo Geral das Índias.

O urbanismo de Sevilha: a recuperação e preservação do Centro Histórico. Do bairro judeu às revoluções urbanísticas da Expo’28 e Expo’92. Museus e monumentos-

Carmona: na confluência das culturas o mediterrânio: cidade pré-histórica, púnica, romana, árabe e cristã.

A Problemática da conservação, recuperação e gestão sustentada do património e das paisagens culturais. O património e a paisagem como fator de desenvolvimento cultural, educativo, económico e social.

Entre o Sistema Bético e as Serras Calcárias do Centro de Portugal.  Sistemática da Fauna e Flora Ibéricas

Leitura interdisciplinar da paisagem humanizada, do seu mosaico agroflorestal e pastoril e da diversidade geológica e biológica.

Metodologias e Avaliação

Visita de estudo e formação presencial: 10+10+6 = 26 horas. Sessão transfronteiriça em Espanha-Portugal com a duração de dois dias.

Seminários de trabalho de Projeto, com debate sobre a contextualização curricular da ação e os conteúdos científico-didáticos/Comunicar Ciência ( 4h + 4), no Museu de Conimbriga e no PORUS.

Elaboração de um Projeto de visita de estudo para as turmas e/ou um plano de aula, ou um projeto de autoformação contínua e/ou um portfólio de pesquisa, documentação e investigação…( 30 horas)

30 h de formação presencial + Relatório Crítico = 1,2 créditos.

30 h de trabalho de pesquisa e investigação aplicada + Projeto ou aula temática ou de trabalho de investigação = 1,2 créditos.

Total = 2,4 créditos

 REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A avaliação terá as seguintes componentes:

–   nível de participação nas sessões da Oficina – 50%

–    elaboração de um projecto de intervenção na comunidade educativa ou na escola – 50%

Aos formandos aprovados serão atribuídas as notações de “Insuficiente”,“Regular”, “Bom”, ou “Muito Bom” “Excelente”  as quais estarão correlacionadas com a creditação definitiva a propor, em conformidade com a escala prevista no nº 2 do Artigo 46ª dão Estatuto da Carreira Docente,  conforme o quadro seguinte, quantificada proporcionalmente de 1 a 10.

Participação

Intervenção

Projecto/trabalho Avaliação Final

proposta de creditação

Conceptualização Abrangência do tema Rigor científico
50% 15% 15% 20% >50% = Entre 100% a 150% da creditação base atribuída pelo CCPFC

 

Nota 1:  Se e quando for realizada a visita de estudo ou aula temática, deverá ser enviado um Relatório complementar para o Cefop.Conimbriga, para divulgação e arquivo pedagógico.

Nota 2: O programa poderá sofrer ajustamentos por motivos logísticos ou de natureza pedagógica.

PO.RO.S
Portugal Romano em Sicó

O PO.RO.S, Museu Portugal Romano em Sicó, é o mais recente equipamento museológico de Condeixa. Trata-se de um projeto cultural que faz parte da rota da romanização composta pelos concelhos de Condeixa, Penela, Ansião, Alvaiázere e Tomar. Enquanto espaço multimédia e virtual, funciona em articulação com Conimbriga.